Ambos os profissionais estão comprometidos com a saúde mental de seus pacientes e oferecem caminhos para promover seu bem-estar. A principal diferença entre o Psicanalista e o Psicólogo é a formação acadêmica e a abordagem clínica.
O Psicanalista é um profissional que tem curso superior e que concluiu a especialização em Psicanálise, geralmente com duração de três a quatro anos. Essa formação permite que ele atenda pacientes interessados em uma análise pessoal orientada pela Psicanálise. É importante destacar que a Psicanálise não é uma ciência que deriva da Psicologia e, por isso, não exige que o profissional tenha graduação em Psicologia. O Psicanalista tem uma formação aprofundada da teoria e método da Psicanálise e está comprometido com o aperfeiçoamento contínuo dentro de sua área.
Já o Psicólogo é um profissional que concluiu a graduação em Psicologia e que poderá se habilitar como Psicólogo Clínico para atender pacientes que desejam realizar Terapia Psicológica. Após a graduação, muitos Psicólogos optam por se especializar em abordagens clínicas específicas, como a Terapia Cognitivo-Comportamental, Terapia Humanista, Fenomenologia ou até mesmo Psicanálise. Nesse último caso, ele pode ser chamado de Psicólogo Psicanalista.
Assim, em ambas as profissões, o objetivo é proporcionar alívio, cuidado e transformação, cada uma com suas ferramentas e métodos específicos, sempre com foco no bem-estar do paciente. Portanto, a principal diferença na prática clínica reside na abordagem.
O Psicanalista busca compreender e transformar questões profundas ligadas ao inconsciente. Para isso, irá formar uma dupla com o paciente, construída com tempo e confiança e irá utilizar técnicas como a livre associação e a interpretação para explorar conteúdos inconscientes e promover mudanças significativas, trilhando caminhos de cuidado que façam sentido para cada paciente.
Deixe um comentário