Nos últimos anos, tenho percebido uma busca maior pela terapia de casal por parte de casais homoafetivos em minha clínica. Como terapeuta de casais, sinto-me cada vez mais sensibilizada para a importância de tornar essa modalidade de cuidado acessível também às pessoas que se identificam com o grupo LGBTQIAPN+. Muitas vezes, são casais que enfrentaram histórias de não legitimação e falta de reconhecimento de suas escolhas e relação amorosa, o que torna o espaço terapêutico ainda mais essencial.
Fico feliz em ver que a terapia de casal está, aos poucos, se tornando acessível a um número maior de pessoas, permitindo que mais casais se beneficiem de seu efeito transformador. Como profissional, estou comprometida a contribuir com o acesso a esse cuidado. Meu consultório é um espaço seguro para a diversidade de gêneros, identidades e orientações sexuais, onde você e seu parceiro(a) serão acolhidos com o mesmo respeito, escuta atenta e ética dedicados a todos os casais que atendo.
Muitas questões relacionais, por serem de natureza comunicacional, são familiares a todos os casais. Na terapia, convido vocês a enxergarem os conflitos sob novas perspectivas, escutando um ao outro com mais profundidade e compreendendo as histórias e significados por trás das palavras.
O caminho será feito junto com vocês, pois não há um modelo fixo ou teoria que se antecipe ao que será construído no encontro entre o terapeuta e o casal. Cada casal é único, assim como cada indivíduo traz em sua bagagem afetiva experiências singulares de amor e de dor. É preciso escutar atentamente, é preciso conhecer a história daquele novo casal e aprender com eles sobre qual o caminho de cuidado que fará mais sentido para eles naquele momento.
Vou estar disponível para acompanhar vocês nessa jornada. Vamos conversar ?
Deixe um comentário